Prefeitura de Bacabal firma parceria com a União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (UAEFAMA)
O prefeito de Bacabal, Roberto Costa, recebeu na segunda-feira, 17, a diretoria da União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (UAEFAMA) para firmar parceria com a gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação. A instituição representa legalmente 19 EFAs (Escolas Famílias Agrícolas) e desenvolve a Educação do Campo através da Pedagogia da Alternância, despertando o interesse de jovens, famílias e comunidades na construção do conhecimento, além de desenvolver habilidades que geram trabalho e renda no campo, melhorando a qualidade de vida dos agricultores familiares e promovendo o desenvolvimento rural sustentável.
Durante a reunião, o prefeito ouviu as demandas e compartilhou, juntamente com a secretária de Educação, Rosilda Alves, o adjunto Edson Silva e a coordenadora da Educação para o Campo, Clarice Morais, a visão integrativa da gestão para o fortalecimento das escolas na zona rural do município.
Vicença Alves, presidente da União, agradeceu: “Nesse momento, estou aqui para agradecer, viemos conversar com o prefeito, que nos acolheu de forma calorosa, nos ouviu e saímos daqui com a convicção de que temos um grande aliado da UAEFAMA. Só gratidão a ele, a Rosilda e o Edson pelo apoio.”
A UAEFAMA tem como missão promover a conscientização e a adoção de práticas sustentáveis, visando uma cooperação socioambiental para a construção de uma sociedade mais equilibrada e responsável com o meio social, cultural e ambiental. A instituição coordena 19 escolas agrícolas no Maranhão, sendo Bacabal a sede da UAEFAMA. Através da parceria com a Prefeitura, busca-se expandir o trabalho na cidade, incluindo a presença das EFAs no sistema educacional.
“Uma das grandes dificuldades que enfrentamos é atender a nossa zona rural, especialmente na educação rural. Com a experiência da UAEFAMA, vamos poder acrescentar algo positivo na grade curricular e oferecer apoio e suporte aos alunos da zona rural”, disse o prefeito Roberto Costa.
Ele também destacou: “Acredito que, buscando as parcerias certas e compreendendo a importância da nossa juventude rural, vamos construir uma nova Bacabal.”
Sobre a Pedagogia da Alternância:
A Pedagogia da Alternância é um método de ensino voltado para a educação do campo, que permite que os estudantes alternem períodos de estudos em sala de aula com atividades práticas no campo. Esse modelo visa integrar teoria e prática, respeitando o contexto e as necessidades das comunidades rurais. Dessa forma, os jovens desenvolvem competências que os preparam para enfrentar os desafios da vida no campo, ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento social e econômico das suas comunidades.