Por falta de condições adequadas, prefeito Roberto Costa determina interdição da Casa de Apoio para pacientes do TFD em São Luís
Na tarde deste domingo, 09 de fevereiro, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, atendendo à solicitação de pacientes que estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde na capital, realizou uma visita à Casa de Apoio de Bacabal, localizada na Rua do Norte, no Centro de São Luís. O objetivo foi verificar, in loco, as condições de infraestrutura e acessibilidade do local.
Durante a visita, o prefeito constatou problemas críticos, como a falta de energia elétrica, dificuldades de acesso para pacientes cadeirantes dentre outros problemas. “Eu fui chamado hoje aqui por alguns pacientes de Bacabal que ficam na Casa de Apoio da Saúde, e a casa estaria sem energia, sem condições para que eles pudessem permanecer. Aí a gente avaliou aqui, inclusive, a entrada da casa, muito ruim, uma rampa muito íngreme, que não dá acessibilidade para as pessoas que precisam, os idosos, cadeirantes. E estamos analisando a situação toda e vendo várias dificuldades, né!? Na casa, tem a questão do piso, falta de ventilação, uma escada caracol para o segundo andar, que também não facilita o acesso das pessoas mais idosas que vêm em busca de ajuda no seu tratamento de saúde", relatou o prefeito.
A Casa de Apoio Bacabal está em funcionamento desde julho de 2022 e faz parte do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), oferecendo suporte a pacientes e acompanhantes que realizam tratamentos de alta complexidade em São Luís.
Diante da situação encontrada, o prefeito Roberto Costa determinou a interdição imediata do prédio. O prefeito providenciou hospedagem em uma pensão para todos os pacientes e acompanhantes presentes, enquanto uma nova estrutura, com melhores condições, será disponibilizada.
“Eu tomei a decisão de fazer a interdição da casa. Nós vamos levar aqui os pacientes que estão em tratamento em São Luís para uma pousada, enquanto avaliamos outra casa que possa dar mais condições de apoio a esses nossos irmãos que estão vivendo essa dificuldade na sua saúde e que precisam desse suporte para dar continuidade ao seu tratamento", afirmou.
O gestor, que está há pouco mais de um mês à frente da Prefeitura, tem buscado conhecer de perto a realidade de cada setor mantido pelo município e promovido as melhorias necessárias para um atendimento humanizado e eficiente à população. “Dessa forma, caminhando, andando e conversando com a nossa população, é que a gente vai procurar as soluções. Então, hoje, nós estamos interditando a Casa de Apoio em São Luís por falta de condições. E a gente precisa dar dignidade para o nosso povo.”